sábado, 23 de abril de 2011

O que realmente ser o tão famoso Bullying?

Um pouco mais sobre o tão questionado Bullying: afinal é ou não? diferença entre meninos e meninas que praticam.

O mais comum de ver-mos falar é sobre o Bullying, mas será que realmente sabemos o que é?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. ( veja: revista escola )


 Ao ser falado sobre isso, paramos e pensamos se sofremos ou atingimos alguém, mas nem sempre o apelido ou uma brincadeira que fazemos que necessariamente é bullying.
Para Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ser dada como bullying, a agressão física ou moral deve apresentar quatro características:
1-a intenção do autor em ferir o alvo,
2-a repetição da agressão,
3-a presença de um público espectador 
4 a concordância do alvo com relação à ofensa.
 ''Quando o alvo supera o motivo da agressão, ele reage ou ignora, desmotivando a ação do autor'', explica a especialista. (materia: Revista Escola )

Tá legal, nem sempre o que eu faço é bullying, mas existe diferença entre bullying praticado por meninos e meninas?
Existe sim! Os meninos são daquele tipo de "valentões"  que falam, agridem, gritem, emburrem e pode até bater, por isso é mais facil de ser identificado, já as meninas são mais discretas, falam pelas costas, fofocam com o seu grupinho de amigas, criam boatos, os olhares para a pessoa e a exclusão. E quem sofre se acha culpada.

Vou contar brevemente pra vocês algo que eu vivi... quando estava na escola, vi altas brincadeiras contra colegas de classe, no começo acha que era so uma brincedeira mesmo, de adolescente, porem com o passar do tempo vi que estava ficando serio demais e nao tinha mais como controlar as brincadeiras da turma, não sabia como falar pararem que isso que eles estavam fazendo era Bullying, e quando resolvir falar, disseram que nao era, que as pessoas ja tinham se acostumado com aquilo.
Realmente a pessoa se acostuma por nao saber como agir, e nao ter ninguém  para ajuda-lá agir, porque todo mundo um dia teve o sonho de estar entre os mais Pops da escola, ser conheçido e reconheçido... E por isso agem dessa maneira.



Alguns famosos que sofreram Bullying: O Globo ; Revista Capricho .

________________________________________________________________
Agora ficou mais claro não?!
agora você ai que esta lendo, será que você já praticou sem saber? ou sofreu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário